A Hérnia de Disco Lombar
A hérnia de disco ocorre quando um fragmento da parte interna do disco, chamada núcleo pulposo, escapa através de uma ruptura na camada externa, chamada anel fibroso. É como se a espuma de uma almofada saísse por um defeito na costura da capa.
Se a ruptura é completa, diz-se que a hérnia é extrusa, se é parcial, a hérnia é protrusa. Geralmente o fragmento de núcleo comprime uma raíz nervosa, provocando dor forte em uma das pernas. Essa é a dor ciática, o sintoma mais comum de hérnia de disco lombar.
A maioria das hérnias pode ser tratada com medicação, repouso e fisioterapia. A cirurgia é indicada nos casos que não melhoram ou quando o sofrimento do nervo é muito grande. Existem várias técnicas cirúrgicas para o tratamento das hérnias de disco, a maioria delas minimamente invasivas, como as cirurgia por vídeo.
Dúvidas mais comuns sobre Hérnia de Disco Lombar
Se a hérnia de disco está na coluna, por que a dor maior é na perna?
Na coluna, o disco fica exatamente na frente das raízes que formam os nervos das pernas ou braços. Quase sempre que o núcleo "escapa" do disco ele se dirige para trás, comprimindo a raiz nervosa mais próxima. Hérnias na região lombar afetam as raízes que vão inervar as pernas, por isso a dor é sentida nessa região.
Qual é a causa da hérnia de disco?
A hérnia é resultado de um desgaste do disco, que pode estar relacionado a vários fatores, como a estrutura genética do indivíduo, sua atividade física, peso, tipo de trabalho, etc. Não existe hérnia causada apenas por um fator isolado. Mesmo nos casos em que a hérnia se manifesta depois de um acidente ou de um esforço, costumam existir outros fatores que contribuíram para o problema.
Qual o tratamento da hérnia de disco?
Na maioria dos casos o tratamento não é cirúrgico, consistindo de medicação para a dor e para a inflamação do nervo, seguida de fisioterapia e programas de exercícios.
A cirurgia é reservada para os casos em que o tratamento conservador não surte o efeito desejado, ou quando o nervo está muito lesionado e precisa ser descomprimido com mais urgência.
Quais os exercícios certos para fazer em casos de hérnias de disco?
Não existe uma fórmula. Existem exercícios para todos os gostos, mas eles devem ser prescritos para cada caso, por um profissional capacitado para julgar as necessidades e capacidades de cada paciente. Via de regra, todos evitam impacto e visam alongar os músculos, aumentar o movimento das articulações e reforçar a musculatura das costas e da barriga.
Como é a cirurgia da hérnia de disco?
A ideia básica é sempre a mesma: descomprimir a raiz nervosa que está comprimida pela hérnia, mas existem diversas maneiras de fazer isso. Hoje em dia existem vários tipos de cirurgia, de forma que a opção lógica é escolher o procedimento menos agressivo que possa ser utilizado no caso em questão. Se a hérnia for do tipo que pode ser tratado através de uma agulha, usa-se a cirurgia percutânea, se não, pode-se optar pela cirurgia por vídeo ou microscópio, e assim por diante.
O Centro de Cirurgia da Coluna oferece diversos tipos de tratamento e está introduzindo uma nova técnica de cirurgia por vídeo, a Discectomia Endoscópica Seletiva com o Sisiema Endoscópico Espinhal de Yeung (SED - YESS), uma técnica extremamente pouco invasiva e utilizável na grande maioria dos casos.
Saiba mais sobre isso no nosso blog!