Conheça a sua Coluna Vertebral
A coluna vertebral, também chamada de espinha dorsal, estende-se do crânio até a pelve. Ela é responsável por dois quintos do peso corporal total e é composta por tecido conjuntivo e por uma série de ossos, chamados vértebras, as quais estão sobrepostas em forma de uma coluna, daí o termo coluna vertebral.
A Coluna Vertebral
A coluna vertebral é constituída por 24 vértebras + sacro + cóccix e constitui, junto com a cabeça, esterno e costelas, o esqueleto axial. Sua estrutura é diferenciada evolutivamente e especializada para favorecer o desempenho de funções, onde a principal função está relacionada à mobilidade.
Sendo suporte a aspectos como a viabilidade e manutenção da postura ereta do tronco, possibilitando agilidade e movimento dos membros superiores e inferiores. Atua na proteção de órgãos e vísceras vitais, proporcionado com auxilio das costelas. Promove absorção e dissipação de choques mecânicos e pressão gravitacional, bem como proteção da porção ramificada do sistema nervoso central (medula).
Anatomia da Coluna Vertebral
As vértebras ficam empilhadas umas sobre as outras, formando assim a coluna vertebral. As menores são as cervicais, seguidas pelas torácicas que têm tamanho mediano. Enquanto que as vértebras lombares, localizadas na parte inferior da coluna, são as maiores.
A coluna vertebral estende-se desde a base do crânio à extremidade caudal do tronco. As vértebras sacrais estão fundidas e formam o osso sacro, assim como as coccígeas que formam o cóccix. A pelve é a base da coluna, onde os membros inferiores se articulam. Superiormente, a coluna articula-se com o osso occipital do crânio e, inferiormente, com o ilíaco.
A coluna vertebral é constituída por 33 vértebras intercaladas por discos intervertebrais, apresentando a seguinte divisão:
Curvaturas da Coluna Vertebral
Vista lateralmente, a coluna vertebral apresenta 4 curvaturas consideradas naturais:
Lordose cervical (concavidade posterior);
Cifose torácica (concavidade anterior);
Lordose lombar (concavidade posterior);
Cifose sacrococcígea (concavidade anterior).
Funções da Coluna Vertebral
Além da principal função relacionado à mobilidade, ela ainda apresenta algumas outras:
Proteger a medula espinhal e os nervos espinhais;
Suportar o peso do corpo;
Fornecer um eixo parcialmente rígido e flexível para o corpo e um pivô para a cabeça;
Exercer um papel importante na postura e locomoção;
Servir de ponto de fixação para as costelas, a cintura pélvica e os músculos do dorso;
Proporcionar flexibilidade para o corpo, podendo fletir-se para frente, para trás, para os lados e ainda girar sobre seu eixo maior.
Patologias associadas a Coluna Vertebral
Algumas patologias estão associadas a coluna vertebral, exemplos:
Cifose: Desvio anormal da coluna vertebral, fazendo com que a parte superior das costas apareça mais arredondada do que o normal.
Lordose: Curvatura excessiva da coluna vertebral.
Hérnia de disco: Situação em que parte do disco intervertebral sai de sua posição normal e comprime a porção nervosa da coluna vertebral.
Escoliose: Deformidade na curvatura da coluna, que adquire um formato de "s" ou "c".
Quer saber mais sobre a Coluna Vertebral? Confira artigos sobre o assunto em nosso Blog!
AGENDE SUA CONSULTA
Dr. Ernani Abreu - Ortopedista e Traumatologista
Centro da Cirurgia de Coluna - Porto Alegre
LIGUE AGORA
(51) 995012728 (Whatsapp)
EMAIL
ATENDIMENTO@CIRURGIADACOLUNA.COM.BR
ENDEREÇO
CENTRO CLÍNICO MÃE DE DEUS
RUA COSTA, 30 - SALA 603, BAIRRO MENINO DEUS
PORTO ALEGRE / RS
ATENDEMOS CONVÊNIOS E PARTICULAR
PLANOS ATENDIDOS: UNIMED, BRADESCO, SUL AMÉRICA, IPÊ (Hospital Ernesto Dornelles), SAÚDE PAS, CABERGS, SAÚDE CAIXA , ASSEFAZ , BACEN , AFISVEC, AGEMED , AJURIS.