Sobre a Hérnia de Disco
O que é uma hérnia de disco?
Nesta entrevista, o médico Dr. Ernani Abreu, Ortopedista e Traumatologista especialista em tratamento de coluna e diretor do Centro de Cirurgia de Coluna em Porto Alegre, localizado no Centro Clínico Mãe de Deus, explica sobre a Hérnia de Disco, segundo ele uma patologia bastante comum…
“ Para vocês entenderem o básico... nós temos um disco que é um amortecedor da coluna, o mais importante é na lombar, onde é mais comum de ocorrer, pois na mobilidade de flexão e extensão na coluna lombar é mais evidente, é mais importante, o que acontece é que o disco vai se rompendo, se degenerando e em um momento que pode ser traumático ou não, ele se rompe e quando rompe, o material que estava dentro do disco sai e ele vai comprimir algum elemento neural. Quando ele comprime o nervo, dá como se fosse uma dor de dente... esta dor de dente é definida como dor ciática... “
Minha hérnia de disco está melhorando, o que eu faço?
Segundo o Dr. Ernani Abreu, “ Ao passo seguinte, passou a sintomatologia, o recomendado é fazer um reforço muscular, um alongamento, preparar a coluna para não ter as crises de novo, porque muita das vezes nós estamos sedentários, esquecendo que nós temos que cuidar do nosso corpo muito bem… “
Minha hérnia não está melhorando, o que eu faço?
“ Com a Hérnia de Disco não melhorando, teremos de partir para uma tecnologia cirúrgica, ou seja, remover esta compressão que está sobre o nervo para se ter uma qualidade de vida normal, desfazer a inflamação… eu brinco, se eu tiver um prego no pé, adianta eu trocar de meia, de sapato, tomar remédio ou tenho que tirar o prego? Eu tenho que tirar o prego, porque se não, não vai passar a dor... “
Que métodos existem para retirar a hérnia?
“ Isto teve uma evolução muito grande na área médica, o mais comum é a discectomia normal, que nos hospitais onde não se tem maiores recursos, o procedimento é feito à olho nu ou é feito com microscópio e que, por sinal, funciona maravilhosamente bem, mas a tecnologia foi avançando, de que maneira?
De maneira que eu possa ter a mesma efetividade e ter menos agressão, sendo feita com endoscópio, ou seja, eu coloco um aparelho, uma lente endoscopia, que através de pinças dentro do endoscópio, se retira a hérnia, isto é feito com anestesia local, com corte de 1cm e que o paciente acaba a cirurgia e vai para casa…se ele tem uma hérnia contida, ou seja, a hérnia não ficou para fora, nós podemos fazer uma discectomia percutânea... “
O que é uma discectomia percutânea?
“ É como se fosse uma lipoaspiração, ou seja, se coloca uma cânula sobre a anestesia local e esta cânula aspira este núcleo e ele aspirando isto, diminui esta protusão que está machucando o nervo… é um procedimento de ambulatório e feito de maneira bem simples… “
Estas cirurgias apresentam risco?
“ Todas cirurgias apresentam riscos, não existe nada sem risco, nós vamos ao dentista e se tem risco, é óbvio que os riscos que as cirurgias menos invasivas apresentam é bem menor, porque você tem muito menos agressão ao seu tecido, não é 100% sem risco, se têm o risco, embora hoje seja muito minimizado... cirurgia de coluna não precisa ter medo, hoje em dia ela evoluiu de maneira muito importante... “
Confira a entrevista completa com o Dr. Ernani Abreu sobre a Hérnia de Disco:
AGENDE SUA CONSULTA
Dr. Ernani Abreu - Ortopedista e Traumatologista
Centro da Cirurgia de Coluna - Porto Alegre
LIGUE AGORA
EMAIL
ATENDIMENTO@CIRURGIADACOLUNA.COM.BR
ENDEREÇO
CENTRO CLÍNICO MÃE DE DEUS
RUA COSTA, 30 - SALA 603, BAIRRO MENINO DEUS
PORTO ALEGRE / RS
ATENDEMOS CONVÊNIOS E PARTICULAR
PLANOS ATENDIDOS: UNIMED, BRADESCO, SUL AMÉRICA, IPÊ , SAÚDE PAS, CABERGS, SAÚDE CAIXA , ASSEFAZ , BACEN , AFISVEC, AGEMED , AJURIS.