Bloqueios e Infiltrações
São procedimentos percutâneos, minimamente invasivos, realizados com anestesia local e sem necessidade de internação.
O que seria Bloqueios e Infiltrações?
São procedimentos percutâneos, minimamente invasivos, realizados com anestesia local e sem necessidade de internação, que podem ser utilizados em casos de dor por lesão ou irritação de diversas estruturas da coluna e consistem, basicamente, em injetar medicações ou anestésicos diretamente na coluna.
Em comparação com a ingestão de medicamentos pela boca, as infiltrações de medicamentos e os bloqueios anestésicos diretamente no local da doença costumam trazer resultados bem mais eficazes. Com a colocação da medicação mais próximo das lesões, pode-se utilizar doses menores, com menos efeitos colaterais e resultados mais duradouros.
Como é aplicado os Bloqueios e Infiltrações?
Os procedimentos são feitos com a colocação de uma agulha no alvo a ser tratado, sempre com controle de raios-X, seguida da injeção da substância indicada. Além de tratamento, estes procedimentos também podem ser utilizados na investigação da dor.
Todos os pacientes são sedados e ficam com monitorização pelo anestesista.
O que esperar deste tratamento?
Geralmente dois medicamentos são utilizados, um anestésico local e um corticoide. O anestésico tem a função de aliviar a dor nas primeiras horas após o procedimento e o corticoide, que tem ação anti-inflamatória, costuma aliviar a dor e diminuir os sinais inflamatórios no local ao longo de semanas e até meses.
Além do alívio da dor, costuma ocorrer aumento da amplitude de movimento da coluna, e os sintomas de formigamento ou dormência também podem melhorar. Outro objetivo da infiltração é identificar o exato ponto que está gerando a crise de dor (infiltração diagnóstica) para que novos procedimentos possam ser direcionados para tal região.
Quais são os riscos e efeitos colaterais deste procedimento?
De uma maneira geral, este procedimento é muito seguro. Entretanto, como qualquer procedimento médico, existem complicações e possíveis efeitos colaterais. O efeito colateral mais frequente é a dor no local da infiltração após o término do efeito do anestésico local. Este incômodo costuma melhorar nos primeiros dias após o procedimento.
Riscos raros são dor de cabeça, punção dural, infecção, sangramento e a piora dos sintomas. Outros efeitos muito incomuns e temporários são aumento da glicemia e retenção hídrica em decorrência do corticoide.
Quais são as contra-indicações ao procedimento?
Cada caso deve ser analisado individualmente, porém algumas contra-indicações são:
Problemas de coagulação;
Infecção ativa;
Diabetes descompensado, doenças cardíacas descompensadas;
Gravidez.
OS PROCEDIMENTOS PERCUTÂNEOS MAIS COMUNS SÃO:
AGENDE SUA CONSULTA
Dr. Ernani Abreu - Ortopedista e Traumatologista
Centro da Cirurgia de Coluna - Porto Alegre
LIGUE AGORA
EMAIL
ATENDIMENTO@CIRURGIADACOLUNA.COM.BR
ENDEREÇO
CENTRO CLÍNICO MÃE DE DEUS
RUA COSTA, 30 - SALA 603, BAIRRO MENINO DEUS
PORTO ALEGRE / RS
ATENDEMOS CONVÊNIOS E PARTICULAR
PLANOS ATENDIDOS: UNIMED, BRADESCO, SUL AMÉRICA, IPÊ , SAÚDE PAS, CABERGS, SAÚDE CAIXA , ASSEFAZ , BACEN , AFISVEC, AGEMED , AJURIS.