Obesidade e Osteoartrite
A obesidade pode ser a causa de problemas nas articulações
O que é a Osteoartrite?
A Osteoartrite é a forma mais comum em se tratando de doenças articulares, é uma doença crônica, degenerativa que acomete a cartilagem sinovial e que afeta principalmente mãos, pés, joelhos e quadris levando a uma incapacidade funcional, sua principal característica e consequentemente uma considerável perda da qualidade de vida, principalmente na classe idosa, que relatam como sintomas dor, rigidez articular e crepitações muitas vezes audíveis.
Pessoas obesas acima de 65 anos devem ficar atentas aos sintomas da Osteoartrite.
Quem são os mais afetados?
Os idosos são os mais atingidos pela Osteoartrite. A doença raramente afeta pessoas abaixo dos 40 anos. Mulheres, especialmente com menopausa, pessoas com histórico familiar da doença e obesos também são bastante afetados.
Qual a relação da Obesidade com a Osteoartrite?
O aumento da gordura corporal causa predisposição para ações inflamatórias e alterações metabólicas que, em conjunto com outros fatores, desencadeiam a síndrome metabólica, responsável por diversas doenças, como infarto, AVC e, também, a Osteoartrite. O excesso de peso resulta na produção de substâncias pró-inflamatórias, como leptina e outras adipocinas, piorando os quadros inflamatórios.
Quais os sintomas?
Normalmente são diagnosticados em pacientes obesos dores nas articulações, nos joelhos e quadril, problemas posturais relacionados ao sobrepeso, aumento da curvatura lombar, hiperlordose, formigamento nas pernas, dores no ciático, dor de cabeça e dores nos ombros.
No entanto, a Osteoartrite apresenta sintomas como dores, rigidez e redução da mobilidade nas articulações afetadas. A coluna, quadris, joelhos e pés de uma pessoa com obesidade terão um sofrimento maior, pois são as regiões que sustentam o corpo.
Qual o tratamento?
A perda de peso ocasionada pela cirurgia bariátrica ou emagrecimento através de dieta e exercícios físicos, é o tratamento mais indicado para curar pacientes com osteoartrite. Os pacientes com Osteoartite, em processo de emagrecimento, deverão ter uma rotina de exercícios que proteja as articulações afetadas o máximo possível.
Lembrando que: É necessária uma avaliação realizada de forma associada entre o profissional de fisioterapia e o educador físico - antes e depois da cirurgia e no primeiro mês após o procedimento. O objetivo é garantir cuidados especiais com a saúde e a recuperação total do paciente. O acompanhamento de um profissional de nutrição também será fundamental para a recuperação do paciente com Osteoartite.
AGENDE SUA CONSULTA
Dr. Ernani Abreu - Ortopedista e Traumatologista
Centro da Cirurgia de Coluna - Porto Alegre
LIGUE AGORA
EMAIL
ATENDIMENTO@CIRURGIADACOLUNA.COM.BR
ENDEREÇO
CENTRO CLÍNICO MÃE DE DEUS
RUA COSTA, 30 - SALA 603, BAIRRO MENINO DEUS
PORTO ALEGRE / RS
ATENDEMOS CONVÊNIOS E PARTICULAR
PLANOS ATENDIDOS: UNIMED, BRADESCO, SUL AMÉRICA, IPÊ , SAÚDE PAS, CABERGS, SAÚDE CAIXA , ASSEFAZ , BACEN , AFISVEC, AGEMED , AJURIS.