Fone/Fax: (51) 3230.2728 - Porto Alegre/RS

​Degeneração da Coluna

A articulação entre as vértebras é feita através do disco e das articulações facetárias. A degeneração nada mais é que o desgaste que afeta principalmente estas, mas também todas as outras estruturas da coluna. A degeneração não chega a ser uma doença, mas sim um acontecimento normal do processo de envelhecimento. Todos os adultos, mesmo os que nunca tiveram problemas de coluna, apresentam algum grau de degeneração.

Esse desgaste normal acomete a coluna como um todo, de modo proporcional e compatível com a idade. A maioria das pessoas sente alguma dor ou desconforto, mas estes sintomas costumam ser pouco importantes e não causar maiores problemas.

Algumas pessoas, porém, apresentam desgastes patológicos, chamados de doenças degenerativas. Na doença degenerativa existem desgastes desproporcionais ou localizados, relacionados com inflamações crônicas ou problemas mecânicos na coluna. Nesses casos, a degeneração provoca sintomas sérios o bastante para comprometer a qualidade de vida, podendo causar incapacidade para tarefas simples, ou mesmo deformações da coluna, necessitando algum tipo de tratamento específico.

Algumas doenças degenerativas da coluna são:​

• DISCOPATIA DEGENERATIVA
  • ARTROSE FACETÁRIA
  • ESTENOSE ESPINHAL (CANAL ESTREITO)