Cirurgia da Coluna

Centro de Cirurgia da Coluna
Centro Clínico Mãe de Deus - Rua Costa, 30 - Sala 603
Fone/Fax: (51) 3230.2728 - Porto Alegre/RS
CIRURGIA DA HÉRNIA DE
DISCO POR VÍDEO
CIRURGIA PERCUTÂNEA
DA HÉRNIA DE DISCO
FIXAÇÃO DINÂMICA DA
COLUNA LOMBAR
ARTRODESE
MINIMAMENTE INVASIVA
CIRURGIAS PERCUTÂNEAS
BLOQUEIOS E
INFILTRAÇÕES
TRATAMENTO DE DOR E
DENERVAÇÃO FACETÁRIA
COM RADIOFREQUENCIA
VERTEBROPLASTIA E
CIFOPLASTIA
    

VEJA A
LISTA COMPLETA DE
TÉCNICAS CIRÚRGICAS

Vertebroplastia e Cifoplastia

​​​​

A vertebroplastia é uma técnica que consiste em injetar cimento ósseo diretamente em vértebras com fraturas provocadas pela osteoporose, podendo também ser usada em lesões relacionadas a certos tipos de tumores.

Uma agulha calibrosa (cânula) é colocada na vértebra fraturada sob controle de raios-X e, através dessa agulha, o cimento é injetado. O procedimento pode ser feito sem internação e com anestesia local, mesmo em pacientes bastante idosos e com doenças como hipertensão ou diabetes.

A vertebroplastia vem sendo realizada pelo Centro de Cirurgia da Coluna desde 1999, o que representa uma das maiores experiências nacionais.

A cifoplastia é uma evolução da vertebroplastia, que utiliza uma aparelhagem mais complexa para a injeção do cimento. Nesse procedimento, um balão é inflado dentro do osso, fazendo com que a vértebra se expanda. O cimento é, então, colocado na cavidade criada pelo balão.

Por usar um mecanismo de injeção mais seguro, a cifoplastia pode ser usada em lesões mais agudas e com maior destruição da vértebra, porém, devido a seu custo elevado, a cifoplastia tem sido reservada para casos de maior risco ou maior gravidade.