Cirurgia da Coluna

Centro de Cirurgia da Coluna
Centro Clínico Mãe de Deus - Rua Costa, 30 - Sala 603
Fone/Fax: (51) 3230.2728 - Porto Alegre/RS
CIRURGIA DA HÉRNIA DE
DISCO POR VÍDEO
CIRURGIA PERCUTÂNEA
DA HÉRNIA DE DISCO
FIXAÇÃO DINÂMICA DA
COLUNA LOMBAR
ARTRODESE
MINIMAMENTE INVASIVA
CIRURGIAS PERCUTÂNEAS
BLOQUEIOS E
INFILTRAÇÕES
TRATAMENTO DE DOR E
DENERVAÇÃO FACETÁRIA
COM RADIOFREQUENCIA
VERTEBROPLASTIA E
CIFOPLASTIA
 

VEJA A
LISTA COMPLETA DE
TÉCNICAS CIRÚRGICAS

Artrodese Lombar Minimamente Invasiva

​​

Nesta cirurgia são utilizados parafusos, hastes e espaçadores com objetivo de fixar as vértebras, como nas cirurgias convencionais. A grande diferença, porém, é que estes implantes são colocados através de sistemas especiais de acesso cirúrgico minimamente invasivo, que dispensam os cortes grandes e o descolamento muscular realizados nas costas, trocando-os por cortes pequenos, com 2 a 5 centímetros.Mais importante que o aspecto estético dos cortes é o fato da musculatura também ser menos lesionada, pois esses sistemas de acesso permitem que se chegue à coluna por caminhos naturais, existentes entre os músculos, não sendo necessário que se corte ou 

descole nenhum músculo além do estritamente necessário. Isso resulta em menos sangramento, menos dor pós-operatória, estadia hospitalar reduzida, retorno mais rápido às atividades e maior preservação do funcionamento da musculatura. Tudo isso sem perder a confiabilidade de resultados da artrodese convencional.

O centro de cirurgia da coluna vem realizando artrodeses por técnicas minimamente invasivas diversas desde 2001 e, atualmente, a artrodese convencional é reservada apenas para algumas exceções e alguns casos de maior complexidade. Com o desenvolvimento de novos materiais, em breve todos os casos de artrodese, até os mais complexos, poderão ser realizados de forma minimamente invasiva.