Cirurgia da Coluna

Centro de Cirurgia da Coluna
Centro Clínico Mãe de Deus - Rua Costa, 30 - Sala 603
Fone/Fax: (51) 3230.2728 - Porto Alegre/RS
Blog

O que é Neuroestimulação?

Escrito 20/01/2014
Neuroestimulação (também chamada de estimulação medular epidural) é uma terapia comprovada que tem sido recomendada para melhorar a qualidade de vida de pacientes com dor crônica.
A Neuroestimulação pode trazer como benefícios:
▪   Redução da dor em 50 por cento ou mais1-3
▪   Redução ou eliminação do uso de medicações para dor4
▪   Aumento nos níveis de atividade e melhora da qualidade de vida4
 
A Neuroestimulação não é um tratamento das causas da dor e nem de doenças específicas, sua função é bloquear a dor em casos onde o tratamento da causa não surtiu efeito ou deixou a dor como sequela. Dessa forma, ela tem sido especialmente útil para tratar a dor em casos de cirurgias de coluna com mal resultado (failed back surgery syndrome - FBSS) e nos casos de dor por lesões nervosas de diversas causas.
Você deve consultar um especialista para saber se a Neuroestimulação pode ser utilizada no seu caso.
 
A Neuroestimulação é aprovada na Europa, Estados Unidos e no Brasil, onde faz parte do Rol de Procedimentos da Agência Nacional de Saúde, havendo diversos sistemas de Neuroestimulação aprovados pela ANVISA – Agencia Nacional de Vigilância Sanitária. Isso significa que a maioria dos planos de saúde com contratos de cobertura para procedimentos hospitalares são obrigados a cobrir esse tratamento.
 
 
 

Como a Neuroestimulação funciona?
 

A Neuroestimulação trabalha interceptando os sinais dolorosos antes que eles cheguem no cérebro. Para isso, é implantado no corpo um sistema parecido com um marca passo cardíaco, que emite impulsos elétricos que substituem os impulsos de dor por outra sensação, que algumas pessoas descrevem como um tipo de dormência e outras apenas como a ausência da dor.

  • Os impulsos de dor passam pela medula até chegar ao cérebro.
  •  
  • Um gerador manda impulsos para um eletrodo colocado junto à medula.
  •  
  • Os impulsos agem na medula bloqueando os sinais de dor antes que eles alcancem o cérebro.
  •  
  •  A sensação de dor é substituída por outra, mais agradável.







Como é o sistema de Neuroestimulação?

Um sistema típico de Neuroestimulação consiste de três componentes: o gerador (ou estimulador), os eletrodos e o programador.

                                  

 Gerador
Um pequeno dispositivo similar a um marca passo, que manda os impulsos elétricos para os eletrodos. Geralmente eles são colocados abaixo da pele, na região do abdome. Os geradores contém uma bateria, que pode ser recarregável ou não. Os modelos não recarregáveis tem de ser substituídos após alguns anos de uso.






Eletrodos 
São fios que levam a energia até a medula. Eles são intalados em uma zona chamada de espaço epidural. 






Programador
É um aparelho externo, não implantável, similar a um controle remoto, que permite que se ajuste os detalhes de funcionamento do gerador e da estimulação.







  1. Kumar K, Taylor RS, Jacques L, et al. Spinal cord stimulation versus conventional medical management for neuropathic pain: a multicentre randomised controlled trial in patients with failed back surgery syndrome. Pain. November 2007;132(1-2):179-88.
 
  1. North RB, Kidd DH, Farrokhi F, Piantadosi S. Spinal cord stimulation versus repeated lumbosacral spine surgery for chronic pain: a randomized, controlled trial. Neurosurgery. 2005;56(1):98-107.
 
  1. Burchiel KJ, Anderson VC, Brown FD, et al. Prospective, multicenter study of spinal cord stimulation for relief of chronic back and extremity pain. Spine. 1996;21(23):2786-2794.
 
  1. Advanced Neuromodulation Systems. Prospective, Multi-Centered, Single Arm Study to Evaluate the Safety and Effectiveness of Genesis Implantable Pulse Generator in Combination with ANS Percutaneous Leads for the Management of Chronic Pain of the Trunk and/or Limbs. Plano, Tx: Advanced Neuromodulation Systems; 2006.

Comentários

Gravatar
Nelci Bobello

January 22, 2014

fiz sirugia na coluna trocando vertebra por silindro com parafusa a8anos agora to sentindo muita dor.

Gravatar
Nelci Bobello

January 22, 2014

fiz sirugia na coluna trocando vertebra por silindro com parafusa a8anos agora to sentindo muita dor.

Posting comments after três meses has been disabled.

 Postagens antigas