Cirurgia da Coluna

Centro de Cirurgia da Coluna
Centro Clínico Mãe de Deus - Rua Costa, 30 - Sala 603
Fone/Fax: (51) 3230.2728 - Porto Alegre/RS
Blog

Evolução da cirurgia da hérnia de disco lombar 2

Escrito 20/01/2014

A discectomia percutânea

Mesmo não existindo oficialmente o conceito de Cirurgia Minimamente Invasiva, era lógico tentar reduzir a agressividade no tratamento de uma doença tão comum como a hérnia de disco.
A lógica seria evoluir com uma redução no tamanho da abordagem cirúrgica, até que se pudesse chegar a uma cirurgia através de agulhas mas, estranhamente, a evolução se deu em sentido contrário. O primeiros procedimentos minimamente invasivo para hérnia discal uma técnica percutânea, feitas através de agulhas.
Em 1964, Lyman Smith descreveu a quimionucleólise. O método se tratava de colocar uma agulha dentro do disco com hérnia e injetar uma substância chamada quimopapaína, uma enzima derivada do mamão. Essa substância dissolvia o núcleo do disco, levando a uma grande redução no volume, com desaparecimento da hérnia. Essa cirurgia era muito eficiente e foi bastante difundida até o meio da década de 70, porém dois problemas a retiraram de uso. O primeiro foi a aparição de reações alérgicas graves à quimopapaína. O segundo é que o disco era destruído por uma reação química, que não podia ser controlada ou interrompida. Isso ocasionava, às vezes, uma destruição exagerada, criando de uma discopatia grave.
 
A nucleotomia mecânica foi descrita por Hijirata, em 1970. Tratava-se de colocar uma agulha no disco e ir passando dilatadores até introduzir uma cânula, por onde podia-se esvaziar o disco utilizando pinças especialmente dimensionadas.
 
A limitação das técnicas percutâneas é que, pelas agulhas terem acesso apenas à parte interna do disco, elas não servem para hérnias extrusas, aquelas onde o fragmento herniado separou-se do resto do disco. Mesmo com a grande evoluções dessas técnicas, essa limitação se mantém até hoje. 

Comentários

Não existem comentários

Posting comments after três meses has been disabled.

 Postagens antigas