Cirurgia da Coluna

Centro de Cirurgia da Coluna
Centro Clínico Mãe de Deus - Rua Costa, 30 - Sala 603
Fone/Fax: (51) 3230.2728 - Porto Alegre/RS
Blog

Evolução da cirurgia da hérnia de disco lombar 1

Escrito 20/01/2014

Da descoberta das hérnias até o início da cirurgia minimamente invasiva 

As dores ciáticas são conhecidas da humanidade há muito tempo, o termo ‘ciática’ foi usado por Hipócrates, mais de 400 anos antes de Cristo. Entretanto, embora as características e o comportamento desse tipo de dor fossem bem descritos, o sintoma era atribuído a problemas no quadril (ciático deriva do grego ischios - quadril). Em 1764, Domenico Cotugno publicou o trabalho ‘De Ischiade Nervosa Commentarius’, diferenciando a ‘ciática artrítica’, relacionada com problemas de quadril, da ‘ciática nervosa’, por irritação do nervo ciático.
 
Mas foi apenas em 1934 que os médicos William Mixter e Joseph Barr publicaram uma descrição adequada da patologia, relacionando de forma clara a dor ciática com a compressão de raízes nervosas na coluna pelas hérnias de disco e estabelecendo que a hérnias são lesões degenerativas do disco, não tumores cartilaginosos ou inflamações, como se pensava antes. Esse trabalho, ‘Rupture of the Intervertebral Disc With Involvement of the Spinal Canal’,  é, ainda hoje, um marco mundial da pesquisa em coluna e inaugurou a era da cirurgia do disco lombar.
 
 






















 
               
William Misxter e Joseph Barr, com o título do trabalho publicado no
New England Journal of Medicine, em agosto de 1934
 

A cirurgia, entretanto, se tratava de uma abertura grande nas costas, com importante descolamento da musculatura, retirada de osso em pelo menos 2 segmentos da coluna, grande volume de sangramento e complicações frequentes. Mesmo assim, o tratamento cirúrgico das hérnias ganhou espaço e se tornou um dos procedimentos mais comuns na prática ortopédica e neurocirúrgica.
 
 
Os esforços para tornar a cirurgia de hérnia de disco lombar um procedimento menos agressivo e arriscado começaram a aparecer na década de 60.
A idéia de encontrar um tratamento pouco agressivo para esta patologia tão frequente marcou o início da Cirurgia Minimamente Invasiva de Coluna, embora, na época, nem mesmo o próprio conceito de Cirurgia Minimamente Invasiva fosse usado. 





 

Comentários

Não existem comentários

Posting comments after três meses has been disabled.

 Postagens antigas